terça-feira, 26 de abril de 2016

Rossi, um cão ‘velho’ que aprende truques novos!

Valentino Rossi venceu o seu 113.º grande prémio da carreira e o 87.º na classe rainha depois de uma corrida que nada tem a ver com o estilo de Il Dottore. Quando se fala em estilo e Rossi, é preciso reconhecer o esforço de um grande piloto que se soube adaptar e reinventar ao longo da carreira para se manter competitivo. Rossi contraria o ditado que‘cão velho não aprende truques novos’, sendo impressionante a sua capacidade de renascer e adaptar-se a novas circunstâncias. A vitória em Jerez, a primeira desde Silverstone, no ano passado, veio após conseguir a pole position, liderar em cada uma das vezes em que cruzou a meta ao longo da corrida e no final mostrar que a idade é mesmo um posto. Foi um triunfo à Lorenzo, a escapar desde logo e manter um forte andamento até ir ganhando décimas na frente. As décimas passaram a segundos e o mundo observava uma lição de pilotagem e estratégia do mestre italiano. No final, quando Lorenzo tentou o ataque, a vantagem de Rossi começou a cair mas nunca baixou dos dois segundos. Alertado pelo pessoal da box, à passagem da recta da meta, Rossi sabia que Lorenzo se aproximava e mais uma vez teve a capacidade de ir buscar mais forças, mais velocidade, e no final ganhar mais tempo ao rival e colega de equipa.
rossi
O número 46 concentrou-se nos dias antes da corrida em gerir da melhor forma o desgaste dos pneus, em vez de se preocupar em estabelecer os melhores tempos de volta. E compensou. Na qualificação deu tudo e assegurou a pole…na corrida todos viram que o italiano soube trabalhar com a equipa ao longo do fim-de-semana no circuito espanhol.
37 anos é a idade de Rossi. 37! O veterano da Yamaha mostrou que consegue ser competitivo como sempre e tendo em conta que se trata de Rossi, esta corrida pode estabelecer uma bitola para o resto do campeonato. A concorrência é mais forte que nunca, com Márquez e Lorenzo muito fortes e com motos competitivas como a Suzuki. Mesmo as Desmosedici GP16 já mostraram que conseguem lutar pelo pódio, este ano. Rossi não terá a vida fácil e parte de trás, mas se há algo que se pode esperar dele é motivação, tenacidade e a ambição e sede de vencer de um jovem de 20 anos. Uma coisa é certa, Il Dottore não irá baixar os braços nesta luta.
rossi_1

Nenhum comentário:

Postar um comentário